Voo virtuoso

Por Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff


"– E, afinal, você conseguiu o que queria dessa vida?

– Consegui.

– E o que você queria?

– Considerar-me amado, me sentir amado nessa terra. "

(Raymond Carver, escritor norte-americano – frases escritas em seu epitáfio)


A frase do início do filme e o constante barulho de bateria pontuam o filme. Como em um jazz, o personagem parece estar improvisando, buscando soluções para uma vida que não se mostra mais satisfatória.


Michael Keaton levita em Birdman ou A inesperada virtude da ignorância

Fonte: IMDB


A obra mostra a história de Riggan Thomson (Michael Keaton, em atuação inspirada), que já foi um superastro de cinema e protagonizava filmes do superherói Birdman ou A inesperada virtude da ignorância. Em crise, ele resolve produzir uma peça na Broadway, buscando o reconhecimento artístico. O texto é de "Do que falamos quando falamos de amor", de Raymond Carver, que Riggan explica em uma cena que o inspirou a seguir a carreira artística.


A peça conta com a direção de Jake (Zack Gafilianakis) e tem no elenco Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough). Depois de causar de propósito um acidente para que um ator que considera ruim saia da peça, Riggan procura de forma desesperada um ator bom que esteja disponível. Encontra Mike Shiner (Edward Norton), que apesar de atrair um público maior para a peça, traz problemas devido ao seu egocentrismo.


Sam (Emma Stone) e Mike (Edward Norton) conversam em topo de prédio da Broadway, em Nova York Fonte: IMDB


Riggan também enfrenta dificuldades com sua filha, que trabalha com ele, Sam (Emma Stone), com sua ex-mulher Sylvia (Amy Ryan) e com a atriz com quem tem um relacionamento amoroso, Laura. Mas o que mais atemoriza Riggan e sua "voz" interna, na verdade do personagem Birdman, que a todo momento fala que ele deve desistir da peça e que ele é superior a todo aquele universo teatral: ele é um astro de cinema, que protagonizou blockbusters e gerou milhões para os produtores. Ao apresentar a possibilidade de mover objetos e levitar do personagem, o diretor traz uma dúvida ao espectador interessante: o ator realmente teria esses poderes ou tudo seria parte do conflito em que vive o personagem e de sua personalidade esquizofrência? O toque surreal contribui para que o filme ganhe força.


Com humor ácido, o filme faz uma crítica contundente a Hollywood e o que preço que se paga em busca da fama e reconhecimento artístico na cidade dos sonhos. Dirigido por Alejandro González Iñárritu, diretor mexicano queridinho de Hollywood, apresenta plano contínuo praticamente todo filme, surpreendendo pela qualidade técnica e pirotecnias que levam a imaginar como filmou cenas em que os personagens aparecem no espelho sem a câmera estar presente. No entanto, a discussão sobre a questão de celebridades de Andy Warhol e a menção sobre Roland Barthes e indústria cultural parecem um pouco datadas, assim como a estereotipada visão sobre a crítica de teatro, vista como uma "artista que não deu certo" e uma megera que só quer destruir a peça de Riggan, encarnada na figura de Tabitha Dickinson (Lindsay Duncan), do The New York Times.


Emma Stone observa o voo de seu pai em Birdman

Fonte: IMDB


Mas o filme tem cenas memoráveis, como a que Keaton atravessa a Times Square quase nu, pois ficou preso para fora do teatro para chegar à cena ou o final, que surpreende e traz novamente uma crítica sobre a indústria do entretenimento.


Indicado a 9 "Oscars" em 2015, recebeu 4: de "Melhor Filme", "Melhor Fotografia" para Emmanuel Lubezki, "Melhor Roteiro Original" e "Melhor Diretor" para Iñárritu. A "insperada virtude da ignorância" seria ignorar sua voz interna, conseguindo vencer seu estado de conflito, conseguindo melhorar o relacionamento com sua filha e ex-mulher e ter sucesso na sua peça, alçando seu "voo" artístico tão desejado.


Pôster do filme Birdman

Fonte: IMDB


Trailer oficial legendado (HD) - Fonte: 20th Century Studios Brasil - YouTube - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=n7kPKVxuz6k


Imagens - IMDB - Disponível em: https://www.imdb.com/title/tt2562232/mediaindex?ref_=tt_pv_mi_sm. Acesso em: 2 ago.2020.


Birdman ou A inesperada virtude da ignorância (Birdman or The unexpected virtue of ignorance, EUA, 2014)

Direção: Alejandro González Iñárritu

Produção: Alejandro González Iñárritu

John Lesher

Arnon Milchan

James W. Skotchdopole


Roteiro: Alejandro González Iñárritu

Nicolás Giacobone

Alexander Dinelaris, Jr.

Armando Bó


Elenco:

Michael Keaton

Zach Galifianakis

Edward Norton

Andrea Riseborough

Amy Ryan

Emma Stone

Naomi Watts


Música: Antonio Sánchez

Direção de fotografia: Emmanuel Lubezki

Direção de arte: Kevin Thompson

Figurino: Albert Wolsky

Edição: Douglas Crise

Stephen Mirrione

Companhia(s) produtora(s): Regency Enterprises

New Regency Productions

M Productions

Le Grisbi Productions

TSG Entertainment

Worldview Entertainment

Distribuição: Fox Searchlight Pictures


18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo