Tudo o que você precisa é amor

Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff

Paris, 1900. Um jovem, amargurado, relembra o ano que passou. Em sua cabeça surge um nome de mulher: Satine. Esse rapaz é Christian (Ewan McGregor), que chega em Paris em 1899 em busca de um sonho: tornar-se um grande escritor. Eis que em seu apartamento surge uma trupe inusitada: um anão (Henri de Tolouse-Lautrec, representado por John Leguizamo), um argentino que sofre de narcolepsia, ou seja, a qualquer momento pode entrar em um estado de sono profundo, e outras figuras esquisitas. Eles querem encenar uma peça, mas precisam de um escritor de talento. Encontram o que procuravam em Christian, um jovem idealista cujo lema é All you need is love (nome de famosa música dos Beatles).


Os artistas vão atrás de Harold Zidler (Jim Broadbent, ganhador do Oscar de melhor ator coadjuvante de 2002 por Iris). Ele é proprietário do Moulin Rouge, conhecido cabaré da cidade, ponto de encontro de artistas e intelectuais e onde dançarinas de can-can se apresentavam. Zidler precisa de patrocínio para montar a peça Spetacular, Spetacular e acaba encontrando esse apoio em Duque (Richard Roxburg), um rico e arrogante aristocrata. A estrela principal da peça será a bela Satine (Nicole Kidman, indicada ao Oscar de melhor atriz), a “estrela mais brilhante” do famoso cabaré. No entanto, Christian e Duque se apaixonam por Satine, o que causará muitos conflitos no filme e na montagem da peça, metáfora do relacionamento proibido do pobre escritor que se compara ao tocador de cítara que compete com um poderoso marajá (Duque) pelo amor de sua princesa (Satine).



Cartaz do filme Moulin Rouge. Créditos: Por Fonte, Conteúdo restrito, https://pt.wikipedia.org/w/index.php?curid=2877441


O filme mostra a história da cortesã e do apaixonado poeta embalado por sucessos de todas as épocas: The Sound of Music (tema do filme A Noviça Rebelde), Pride (In the Name of Love) (U2), Material Girl, Like a Virgin (Madonna) e Your Song (Elton John). As referências musicais são o grande diferencial do filme, criando um clima próprio aliado à utilização de cortes rápidos e movimentos inusitados de câmera. Moulin Rouge ganhou 2 Oscar, de melhor figurino e melhor direção de arte e foi indicado em outras seis categorias: melhor filme, melhor atriz, melhor fotografia, melhor edição, melhor maquiagem e melhor som. O visual exuberante e a utilização de músicas, características utilizadas em outras obras do diretor Baz Luhrmann, como Romeu e Julieta, podem não agradar a todos. Mas aqueles que prestarem atenção ao filme vão perceber que ele glorifica apenas a vida no que ela tem de mais precioso: “beleza, verdade, liberdade e acima de tudo, amor”.



Fonte: Classic Trailer - YouTube - https://www.youtube.com/watch?v=LVLjp3_MQIw


Curiosidades sobre o filme:

- Moulin Rouge ganhou 2 Globos de Ouro nas seguintes categorias: melhor filme (comédia/musical), melhor atriz (comédia/musical para Nicole Kidman) e melhor trilha sonora. Foi indicado ainda em outras três categorias: melhor diretor, melhor ator (comédia/musical, Ewan McGregor) e melhor canção original. - As filmagens tiveram de ser interrompidas por duas semanas devido a uma fratura na costela sofrida por Nicole Kidman, após uma cena de dança.

- Nicole sofreu ainda outro problema físico: ao realizar outra cena de dança, escorregou e caiu de joelhos rompendo o menisco, obrigando que ela tomasse analgésicos no término das filmagens.

- O filme levou quase dois anos para ser concluído - Moulin Rouge foi o primeiro musical em 23 anos a ser indicado ao Oscar de melhor filme. A última indicação nessa categoria foi O show deve continuar, em 1979. O musical Chicago ganharia o Oscar de melhor filme em 2003.

- Henri de Tolouse-Lautrec, que é representado no filme por John Leguizamo, foi um importante pintor impressionista, que ia constantemente com seus amigos ao Moulin Rouge. A doença de Lautrec é a distrofia poliepifiseal, anomalia que torna os ossos quebradiços, determinando assim uma baixa estatura. Lautrec media, adulto, 1 metro e meio, aproximadamente.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo