METÁFORAS DE FÉ

Atualizado: 5 de fev. de 2020




Por Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff

A fé só revela sua força em meio à tempestade. Nada mais verdadeiro e profundo e que se mostra de forma literal nessa bela viagem visual do diretor Ang Lee: "As aventuras de Pi".

Mostra a história de Pi Patel (Suraj Sharma), filho do dono de um zoológico em Pondcherry, antiga colônia francesa na Índia. Para evitar a falência devido à retirada de verba da prefeitura, seu pai resolve abandonar o país e ir para o Canadá em um navio cargueiro com toda a família e os animais. O navio naufraga em uma tormenta e Pi se vê em um mesmo barco com uma zebra, uma hiena, um orangotango e um tigre, Richard Parker. Em meio a todo tipo de adversidade, ele aprende a sobreviver e a se tornar um homem. O filme traz metáforas inteligentes e aborda de maneira profunda temas ligados à Religião ("A fé só é testada no momento mais adverso") e à Filosofia (sobre o despertar do lado selvagem do homem e de sua necessidade para sobreviver em um mundo de conflitos). Sempre com pitadas de humor, o versátil diretor Ang Lee (responsável por obras como "O segredo de Brokeback Mountain" e "O Tigre e o Dragão") novamente se supera, em um filme que nos faz refletir sobre a vida e o seu significado.

FICHA TÉCNICA

As Aventuras de Pi (The Life of Pi, EUA, 2012) Direção: Ang Lee Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain e Gérard Depardieu.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo