INTENSA TRAGÉDIA

Atualizado: 5 de fev. de 2020






Por Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff

Um romance intenso e proibido na Rússia imperial. Com roteiro de Tom Stoppard e baseado no romance do escritor russo Liev Tolstoy ("Анна Каренина", 1877), "Anna Karenina" (Reino Unido, 2013 - Direção: Joe Wright), mostra a história de Anna (Keira Knigthley), casada com o ministro Karenin (Jude Law) e com que tem um filho, Seryozha.

Quando visita Dolly (Kelly Macdonald), casada com seu irmão "Stiva" Oblonsky (Matthew MacFayden) em Moscou, tentando dissuadi-la de um divórcio, conhece em uma estação de trem o conde Alexei Vronsky (Aaron Taylor-Johnson).

Ele passa a cortejá-la, mas apesar de atraída, Ana resolve voltar a São Petersburgo. No entanto, Vronsky a encontra na estação de trem e declara seu amor.


Os dois vivem uma história de amor fulminante, mas que será mal-visto pela sociedade. Além disso, Karenin não concede o divórcio e a impede de ver seu filho. Anna acaba definhando com tudo isso, o que a conduz a um destino trágico.

É interessante notar a figura de Kostya Levin (Domhnall Gleeson), que é um alterego do escritor Tolstoy, revelando suas crenças e filosofia de vida.

Destaque ainda para a belíssima direção de arte, que traz o palco literalmente para a tela de cinema, com figurinos sofisticados, edições ousadas e congelamento de personagens como recursos para acentuar aspectos da trama.

Atemporal, o filme traz uma história de amor do épico romance de Tolstoy, considerado pelo escritor russo Fiódor Dostoiévski como "impecável obra de arte" e pelo escritor norte-americano William Faulkner, o "melhor romance já escrito".

FICHA TÉCNICA "Anna Karenina" (Reino Unido, 2013 - Direção: Joe Wright) Elenco: Keira Knigthley, Jude Law, Aaron Taylor-Johnson, Mathhew MacFayden, Kelly Macdonald e Domhnall Gleeson. Produção: Hassen Brahit/Studio Canal/Focus Features/Working Title Films Distribuidor no Brasil: Universal Pictures

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo