Imagens explosivas

Por Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff


Cruel, o abutre não tira os olhos de uma pequena menina que está prestes a morrer. O fotógrafo Kevin Carter aproxima-se da cena e hesita: o que fazer? Chocante, a imagem que ele registra mostra um pouco dos horrores de uma guerra que ninguém sabe como iniciou, mas todos sabem que não terá fim.


Repórteres de guerra apresenta a história de Greg Marinovich (Ryan Phillippe), João Silva (Neels van Jaarsveld), Kevin Carter (Taylor Kitsch) e Ken Oosterbroek (Frank Rautenbach). Ousados, os repórteres arriscam suas vidas pelo melhor flash, vivenciando toda a violência e brutalidade nas primeiras eleições livres da África do Sul após o fim do regime de apartheid. Recebem o nome de Bang Bang Club, por andarem sempre juntos e por suas fotos “explosivas”.

Nesse período eles realizam as melhores imagens de suas vidas, sendo publicadas em jornais como Le Monde, The New York Times e revistas como Newsweek. Talento que foi devidamente reconhecido: Carter e Marinovich receberam o prêmio máximo do Jornalismo, o Pulitzer. No entanto, terão de enfrentar os fantasmas das duras imagens que vivenciaram e também dilemas morais por não terem ajudado pessoas que morriam enquanto registravam a história dos acontecimentos.


Créditos: Paris Filmes (Divulgação)


Intenso, o filme mostra a paixão dos fotógrafos pelo seu trabalho, mas também o drama de suas vidas arriscadas, entre a adrenalina de ter feito uma grande imagem e o medo de ser morto a cada esquina. Mostra ainda as fotos originais feitas pelos próprios fotógrafos e cenas reais do presidente recém-eleito no país, Nelson Mandela.

Baseado no livro The Bang Bang Club, escrito por Marinovich e o brasileiro João Silva, apresenta ainda no elenco Malin Akerman, como Robin Comley, editora de fotografia e namorada de Greg e Alf Khumalo, fotógrafo sul-africano e que há mais de cinco décadas registra a história de seu país com instantâneos impressionantes.





Repórteres de guerra (The Bang Bang Club, Canadá e África do Sul, 2010)


Titulo Original: The Bang Bang Club

Gênero: Drama Duração: 106 min. Origem: Canadá e África do Sul Estreia em DVD: 14 de setembro de 2011 Direção: Steven Silver Roteiro: Steven Silver e João Silva Distribuidora: Paris Filmes Censura: 14 anos Ano: 2010

Elenco: Ryan Phillippe, Neels van Jaarsveld, Taylor Kitsch, Frank Rautenbach, Malin Akerman e Alf Khumalo.



8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo