ENIGMA DA INCOMPREENSÃO

Atualizado: 5 de fev. de 2020

Genial, AlexTuring foi capaz de decifrar códigos na II Guerra Mundial. O jogo da imitação mostra, porém, que não conseguiu decifrar a falta de compreensão humana


Por Fabíola Paes de Almeida Tarapanoff


"Às vezes aqueles que nunca imaginamos conseguem fazer coisas que ninguém imaginaria."  A frase, muito presente no filme O jogo da imitação (The imitation game, ING, 2014), ajuda a entender um pouco a figura complexa de Alex Turing. Brilhante, anti-social, genial. Um homem bem à frente de seu tempo. Sem fazer questão de agradar ninguém, Turing foi um matemático brilhante que simplesmente criou um novo campo na área das ciências exatas. Ele foi um dos pioneiros na área da computação e criou uma máquina em Bletchey Park que desvendava o famoso Enigma, que criava mensagens criptografadas para o exército alemão. Conseguiu assim descobrir o significado dessas mensagens, contribuindo para o fim da segunda Guerra Mundial e poupando milhões de vidas."

Benedict Cumberbatch tem uma atuação irretocável e emocionante como o gênio que morreu falido e incompreendido (ele era homossexual e foi obrigado a se submeter a um tratamento hormonal para não ser preso) e se suicidou aos 41 anos. Somente foi perdoado 60 anos depois, recebendo honras póstumas da Rainha Elizabeth II, por suas contribuições inestimáveis.

Dirigido por Morten Tyldun, o filme O jogo da imitação foi indicado a oito Oscars (incluindo Melhor Diretor, Melhor Ator - Benedict Cumberbatch, Melhor Atriz Coadjuvante - Keira Knightley, Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trilha Sonora, Melhor Edição e Melhor Direção de Arte) e ganhou Oscar de Melhor Roteiro Adaptado (Graham Moore), baseado na obra Alan Turing: The Enigma, de Andrew Hodges. No discurso, Moore, que disse ter tentado se suicidar aos 16 anos por ser homossexual, disse: "Nunca pensei que pisaria num palco como esses um dia. Não se importe com que digam, continue diferente."

A obra conta com grandes atores e atrizes, como Keira Knightley, que interpreta Joan Clarke, matemática brilhante e única mulher na equipe de decodificação de Turing. Joan foi noiva de Turing por um período e quis casar com ele, mesmo sabendo que era homossexual. Destaque ainda para as atuações de Allen Leech e Matthew Goode (da série de TV Downton Abbey) e Charles Dance (da série de TV da HBO, Game of Thrones).

Sobre a obra, o ator Benedict Cumberbatch, um dos mais celebrados da atualidade por sua brilhante performance como o mais famoso detetive de todos os tempos na série Sherlock da BBC, disse:

"Eu fiquei surpreso de ver o quão pouco eu sabia antes de ler a história. É uma história real tão comovente que precisa ser ouvida. Há uma urgência em apresentá-la ao mundo", acrescentou.

FICHA TÉCNICA

O jogo da imitação (The imitation game, ING, 2014) Direção: Morten Tylder Elenco: Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Charles Dance, Mark Strong e Allen Leech. Roteiro Adaptado: Graham Moore Trilha Sonora: Alexander Desplat Produção: Warner Bros., Black Bear Pictures, Holden Automative e Diamond Pictures.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo